A criação de abelhas sem ferrão em casa


Sim, este é um novo hiperfoco. Na verdade, esse assunto está na minha cabeça há alguns meses, então não sei se consideraria exatamente um hiperfoco, mas chamar essa "fase" dessa forma virou uma brincadeira interna minha e do meu namorado.

Com toda essa motivação para ter uma rotina mais saudável, tanto para mim quanto para o meio ambiente em si, acabei pesquisando bastante sobre apicultura, horta em casa, cultivo de frutíferas em vaso... E, aos poucos, quero investir nesses assuntos tanto como hobby como para consumo particular.

Além das diversas vantagens relacionada a cada cultivo em específico, são atividades que me fazem um bem danado. A conexão com a terra, com a natureza e com os animais me acalma. Tem o efeito de um ansiolítico, porém natural e com muitos benefícios! Uma forma de terapia, eu posso afirmar.

Enfim, sem mais delongas, seguimos para o conteúdo:

O que é Meliponicultura?

Meliponicultura é o ramo da apicultura dedicado à criação de abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas nativas ou abelhas indígenas. Diferentemente das abelhas europeias (Apis mellifera), que são criadas em larga escala para produção de mel e outros produtos, as abelhas sem ferrão pertencem a várias espécies nativas encontradas principalmente em regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo.

As abelhas sem ferrão são um grupo diverso que inclui várias espécies pertencentes a diferentes gêneros e são caracterizadas pela ausência de ferrão funcional, o que as torna menos agressivas em comparação com as abelhas europeias. No entanto, elas desempenham um papel crucial na polinização de plantas nativas e na manutenção da biodiversidade em seus habitats naturais.

Criação de abelhas sem ferrão em casa

É perfeitamente possível criar abelhas sem ferrão em casa ou até mesmo em apartamentos. É claro que é preciso e estudar e compreender as necessidades de cada espécie porque elas são extremamente variadas, mas é totalmente possível.

No Brasil temos mais de 240 espécies já registradas de abelhas sem ferrão, mas estima-se que tenhamos em torno de 300 espécies ao todo. Elas possuem variados tamanhos e nem todas são inofensivas, então é preciso estudar bastante para identificar qual a melhor espécie para você criar.

Algumas pessoas criam por diversão, apenas para ter as abelhas próximas. Outras, criam porque são agricultores, e as abelhas são polinizadoras incríveis. Já outras pessoas criam para consumir mel ou vendê-lo. No entanto, é preciso ter em mente que a maioria das colméias não produz uma quantidade absurda de mel por ano, então para ter uma grande produção, você precisaria de bastante espaço.

Onde estudar sobre Meliponicultura?

Recentemente, enquanto eu procurava informações na internet sobre a criação de abelhas sem ferrão, encontrei o site da Embrapa. Foi uma surpresa extremamente agradável porque, além de um conteúdo bastante completo e de fácil linguagem, também é totalmente gratuito e oferece certificado.

Eu já fiz dois cursos no portal, ambos sobre Meliponicultura, porém existem cursos de diversos outros assuntos, incluindo outro assunto que também pretendo estudar: horta em casa.

Eu pretendo investir em algumas colméias e tentar criar a abelha jataí, uma das mais comuns e ideais para quem está iniciando no ramo. Não pretendo criá-las para fins comerciais, apenas para consumo próprio, e ainda venho estudando sobre o assunto para começar com o pé direito. Os cursos do Embrapa, com certeza, foram primordiais para esse início!

Conforme for evoluindo tanto em conhecimento como em experiência, pretendo trazer mais pra cá! Então aproveita e me conta nos comentários se você gosta desse tipo de conteúdo!

Já posso dizer que sou do time #SalvemAsAbelhas? hahahah

You Might Also Like

0 comentários