Resenha: O Verão que Mudou Minha Vida, de Jenny Han

"Sempre que chegam as férias de verão, Isabel Conklin deixa para trás sua vida monótona na cidade e vai com a família para Cousins Beach. A casa de praia é seu segundo lar, e é lá que Belly reencontra as pessoas que mais ama: a melhor amiga de sua mãe, Susannah, e os filhos dela, Conrad e Jeremiah.

Ano após ano, ela tenta se aproximar de Conrad, mas nunca dá certo. Parece que o garoto nunca vai corresponder aos sentimentos de Belly. Dessa vez, no entanto, ela percebe algo diferente: Jeremiah passou a enxergá-la com outros olhos, e os dois estão cada vez mais próximos. Belly mudou. E esse verão tem tudo para ser o melhor de sua vida."


Eu achei que seria um romance clichê de adolescentes - e talvez tenha uma boa dose disso - onde uma menina "não tão bonita" se vê sendo disputada por mais de um garoto ao mesmo tempo - talvez tenha um pouco disso também - e continua fazendo um drama gigantesco sobre como ela é uma pobrezinha que nunca deu um beijo na boca - ok, talvez seja um clichê de adolescente - mas o que importa é que a história me fez chorar.

Eu não tinha nem mesmo lido a sinopse, e talvez, se eu tivesse lido antes, não teria dado uma chance para a história. Isso porque eu estou saturada de triângulos amorosos. Sabe, isso é tão 2008... Cresci com Vampire Diaries, Crepúsculo e outros romances com triângulos amorosos e personagens femininas dramáticas, que não sabiam escolher entre quem elas realmente gostavam e o outro cara queridinho disponível. Não tenho muita paciência para esse tipo de história.

Mas vamos às considerações. Belly tem 16 anos. Isso significa que ela tem a mesma mentalidade que eu tinha em meados de 2008, quando triângulos amorosos não me incomodavam. Ela também é muito dramática e sempre vê o lado dela da história. Se sente muito inferior aos outros por nunca ter dado um beijo na boca ou por não ter o corpo dos sonhos. Ou o corpo igual ao da fulana. Ou da ciclana. Bla bla bla.

Nesses pontos, ela é só uma adolescente normal passando pela "aborrecência", e Jenny Han interpretou-a maravilhosamente bem.

O importante aqui é que, da forma como estou escrevendo, parece que ela é irritante - mas não é. Ela é uma adolescente mais forte e emburrada do que outras protagonistas mais sem sal que conhecemos.

A escrita da Jenny é muito suave e guia você através da história e dos pensamentos da Belly sem que você fique prestando muita atenção nessa personalidade de adolescente. A narrativa é gostosa, não é apressada nem demorada demais e parece que todos os parágrafos são relevantes e vão acrescentando detalhes importantes pra história.

Bem, tudo o que eu pensava era que: a história vai percorrer o romance dos personagens até ela se decidir. Well... Sim e não. A história realmente foca no romance, afinal, é um romance, mas há uma quebra de expectativa próximo do final do livro. Uma quebra de expectativa a respeito de um quinto personagem (porque personagens interessados na coitadinha são três, com ela, quatro) que não tem nada a ver com os relacionamentos amorosos da Belly.

E foi aí que eu chorei. Quando coloca doença no meio, meus amigos... Eu choro igual criancinha.

E mesmo em um livro que levei quatro horas pra ler, foi uma história boa o suficiente para que eu ficasse imersa na leitura e, quando o momento chegou, eu chorei. O que ocorre acaba finalmente amadurecendo a Belly, que começa a pensar fora da caixinha privada dela e a compreender melhor as pessoas que a cercam, inclusive os próprios garotos.

Eu não quero dar muitos spoilers pois considero esse momento o auge da leitura, então não vou explicar o que é. Só quero dizer que, se em algum momento você sentiu que deveria dar uma chance para esse livro, bem... Você deveria dar uma chance.

Agora, eu tenho mais dois livros para ler: "Sem você não é verão" e "Sempre teremos o verão", que são, respectivamente, segundo e terceiro volumes dessa trilogia. O nome do segundo já está me dando calafrios ao deduzir o que pode significar (rindo de nervoso).

Se sentiu qualquer pingo de vontade para ler... Leia. Indico!

Clico aqui para ver as melhores ofertas da Trilogia Verão na Shopee

You Might Also Like

0 comentários