Resenha: 100 Cartas de uma Saudade, Ricardo Tagliaferro


100 Cartas de uma saudade relata a historia de um jovem rapaz que tenta lidar com o frio da serra gaúcha, a falta de imunidade e a pior de todas as saudades: A do amor de sua vida. Um livro que mostra que nem todas as cartas de amor são clichês e que nem todos que se vão, tem a oportunidade de voltar a tempo.


Título: 100 Cartas de uma Saudade
Autor: Ricardo Tagliaferro
Tamanho: 335 páginas
Editora: Autografia

Quando comecei a ler o livro do Ricardo, não sabia muito bem o que esperar. Apesar de já ter me surpreendido muito com os livros nacionais, eu ainda tenho um pouquinho de preconceito e sempre espero que não será algo que me fará perder o sono à noite nem nada parecido.
E eu adoro quando os livros dão um tapa na minha cara e fazem justamente isso! Vocês já sabem: eu sou uma pessoa que adora sofrer com livros dramáticos e com amores não correspondidos, ou qualquer outra coisa que me faça chorar, como uma doença fatal e essas coisas.
"Tudo que eu fiz e faço tem uma razão e a maioria das vezes é a mesma: ver um sorriso teu."
Mas vamos falar sobre o livro: ele é feito em cartas, cartas que foram enviadas de um menino que morava no sul do Rio Grande do Sul (sim, aqui pertinho de mim, me senti quase dentro da história por causa disso!) para a mulher da vida dele. Ela está internada em uma clínica e ele não sabe muito bem o porquê e não pode falar com ela, mas de vez em quando - bem de vez em quando, praticamente nunca - fica sabendo alguma notícia sobre a menina.
"Aos que acreditam no amor como fonte da vida"
Ele não pode ir visitá-la pois os parentes o impediram de fazer isso, tendo em vista que ela está frágil emocionalmente e eles acreditam que seja por causa dele o que quer que esteja acontecendo com a menina. Ao meu ver, ele melhoraria tudo... Mas enfim!
Eu me identifiquei muito com o amor desses dois. Essa coisa de depender da outra pessoa para continuar em frente, essa sensação de ser completamente entregue e o sentimento maravilhoso que é amar de verdade. É sério mesmo, eu estou boquiaberta, esse livro praticamente me define!
"Acordei sentindo falta de tudo, de coisas que vivi e que não vivi e cheguei á uma conclusão: Preciso de companhia, preciso de carinho, preciso de ar. Preciso de você!"
Eu até queria separar algumas frases lindas pra botar aqui e deixar aquele gostinho de ler o livro, mas eu sou incapaz de escolher poucas frases. Cada carta traz consigo palavras tão lindas e de significado tão grande que me dá vontade de escrever o livro inteiro! hahaha
E é por isso que essa resenha vai estar cheia de frases melosas, cheias de sentimento e amor pra vocês. E se reclamar eu boto ainda mais!
Então o livro fica acompanhando as cartas que ele escreve e envia para ela, na dúvida se ela as recebe ou não; amargurado por não poder fazer nada e sentindo tanta falta daquela menina que chega a doer no leitor. Dá vontade de sair gritando pra eles se encontrarem de novo. É sério. Podemos perceber pelas palavras e pelo decorrer da história o quanto o amor dele é grande e o quanto ele quer ela de volta.
"Só por estar ao seu lado, em qualquer situação, já é o suficiente pra mim."
Sabe quando a gente encontra o amor da nossa vida, a pessoa com quem queremos ficar até morrer? Ela é essa pessoa pra ele. E isso machuca muito!
Mas é no final quando você começa a ficar realmente preocupada com os personagens. É quando a coisa realmente aperta e você começa a chorar porque aquela agonia toma conta de você de uma forma inexplicável. Eu chorei! É verdade, chorei bastante até. Dá vontade de sair quebrando a casa toda de tanta raiva.
Mas só lendo pra você entender, porque não vou dar spoilers, não de algo tão gostoso. (que masoquista eu!) Este é o primeiro livro, e ele acaba deixando várias vírgulas em aberto, que serão explicadas no segundo livro do Ricardo: 18 Anos de Solidão.
A escrita do Ricardo é simplesmente linda. Poética e bem tranquila, você termina o livro e nem percebe que leu tantas páginas assim. É um livro para quem gosta de sofrer e também para quem é como eu e tem mania de ter preconceitozinho com livro nacional.
Acho que dessa vez eu aprendi, de tanto  levar tapa na cara dessas histórias incríveis e sensacionais. O livro está super indicado.

Redes sociais do autor:
Twitter: @_RickTaglia
Instagram: @ricardo.tagliaferro
Facebook: www.fb.com/RTagliaferro.Oficial

Para comprar o livro 100 Cartas de uma Saudade em formato físico, acesse o link: https://goo.gl/Zt55QL e se preferir o formato digital, compre abaixo:

You Might Also Like

0 comentários