A desvalorização do livro digital

Bom dia, meus amores!
Então: essa semana me vi em duas situações muito parecidas. Dois autores diferentes queriam que eu fizesse uma resenha de seus livros aqui para o blog, mas nenhum deles tinham livros físicos para me enviar. Eu pretendo fazer uma outra postagem para explicar um pouquinho mais sobre como é ser um autor nacional e como nos sentimos quando fazemos uma parceria, então fiquem ligados.
Acontece é que ambos os autores, que não citarei nomes, ficaram com receio de vir conversar comigo e oferecer um livro em pdf, obviamente porque sabem que é difícil um blog aceitar este tipo de parceria e porque todo mundo gosta de livros físicos, né?
Foi o que eu respondi: apesar de amar o cheiro de livro novo e querer muito um exemplar autografado na estante, entendo a situação perfeitamente, e de maneira alguma vou desvalorizar o seu trabalho simplesmente pelo fato dele ser me enviado por e-mail.
E eu acho que é o que devemos responder nestes casos, porque não podemos julgar a história ou o autor por esse fato. Sei que os ebooks estão aumentando um pouco mais a cada dia a aceitação dos leitores, mas acredito eu que negar uma parceria pelo livro ser em pdf é, no mínimo, não dar valor para o escritor brasileiro (e mesmo que não fosse brasileiro)!
Você acaba desvalorizando o próprio trabalho como blogueiro porque não pode deixar a ganância um pouquinho de lado e ajudar um escritor que está tentando se posicionar no mercado e isso é bastante triste, ao meu ver.
O trabalho do blogueiro é incentivar a venda do livro do parceiro, e não fazê-lo arcar com valores que no momento não pode. Acho que todos nós temos capacidade para entender esse tipo de situação financeira, já que a maior parte dos brasileiros enfrenta pelo menos uma vez uma dificuldade semelhante. Não é?
Então sim, eu aceito fazer parcerias com livros em pdf pois valorizo o escritor brasileiro e quero que a cada dia a literatura nacional cresça e se desenvolva até ficar tão grande quanto os estrangeiros.


You Might Also Like

0 comentários