Eu comprei joaninhas pela internet!

Comprei joaninhas para o meu jardim e elas vieram pelo Correio!

Se você está por aqui há mais tempo, sabe que eu venho tentando cultivar uma hortinha no meu quintal. Tem boldo, hortelã, orégano, alho poró, cebolinha, citronela, trançagem, manjericão, orquídeas e agora algumas flores que plantei desde a sementinha.

Porém, estavam aparecendo alguns pulgões, principalmente no meu alho poró. Os pulgões são pequenos insetos que se multiplicam rapidamente. Um pulgão pode ter até 3,0 mm de comprimento. Seu corpo é mole e apresenta um par de antenas na cabeça.

O pulgão é um inseto sugador de seiva que ataca os mais diversos tipos de culturas. No total, são 1,5 mil espécies que causam danos como deficiência nutricional, retardamento do crescimento e redução da produtividade. Além disso, eles tem uma rápida reprodução. A cada ciclo reprodutivo, a fêmea pode originar até 50 filhotes. Esse ciclo pode se repetir a cada 3 ou 4 dias.

Resumindo? Estavam devorando meus alhos. Quanto tempo até chegarem nas outras plantas?




Bom, eu decidi agir. Como eu não queria botar veneno nos meus chás e temperos, fui pra internet pesquisar o que eu poderia usar para combater essas praguinhas de uma forma natural. E aí, eu tive uma surpresa incrível!

Joaninhas! São predadores naturais dos pulgões (e de ouros insetos que podem aparecer na horta, como ácaros, moscas brancas e até mesmo cochonilhas), e não vão comer as suas plantas. Só que aí, eu enfrentei um novo problema: onde é que eu vou achar joaninhas?

Foi aí que, por indicação da minha prima Catherine, eu descobri o Asas&Cores. É um projeto de um casal biólogo que reproduz joaninhas e vende tanto para escolas quanto para agricultores, ou, donas de casa como eu que querem proteger e embelezar o seu jardim com essas fofinhas.

O projeto é muito bacana, principalmente a versão completa que vem com um joaninho onde as crianças conseguem acompanhar o crescimento das joaninhas lá dentro até a fase adulta, acompanhando um livro educativo sobre elas! É muito legal.

O projeto já liberou mais de 130 mil joaninhas pelo Brasil inteiro e mais de 15 mil kits de joaninho foram enviados para crianças (dados de 2024). No meu caso, comprei apenas as joaninhas! Elas vem em um tubete de plástico com comida suficiente para dez dias, mas chegaram rapidinho - foram postadas na segunda-feira, chegaram na quinta-feira. 

E já chegaram fazendo a festa aqui em casa. Tem comida pra todo lado! Inclusive, algumas, já estavam até reproduzindo dentro do tubete. Não tem problema nenhum, quanto mais, melhor!



É claro que eu preciso esperar algum tempo até conseguir ver os efeito da soltura das joaninhas no meu pátio. É possível que nem todas fiquem por aqui, mas eu fico feliz por ter ajudado no aumento de joaninhas da minha cidade - porque não temos muitas. Faziam alguns bons anos que eu não as via voando por aí.

Também existem algumas plantas que liberam aromas que afugentam os pulgões, como hortelã, alho, camomila, cravo e girassol, por exemplo. Inclusive, no vaso que eu tenho a hortelã, eles não apareceram (ainda bem!).

O próximo passo é comprar algumas dessas plantas para espalhar nos meus vasos e tentar aumentar as chances de afugentar esses bichinhos pra longe da minha mini-plantação.

You Might Also Like

0 comentários