Resenha: No Escuro, de Elizabeth Haynes
Autor: Elizabeth Haynes
Editora: Intrínseca
Páginas: 579
Sinopse: Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele.
Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, ela tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele.
Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela agora é uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, sempre tentando se esconder, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começa a acreditar que ainda é possível levar uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.
Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.
Resenha
No Escuro é um dos melhores livros que abordam relacionamento abusivo que já li.
O livro alterna a narrativa entre passado e futuro, contando como o relacionamento começou e como a protagonista está lidando com os impactos disso no futuro.
No passado, é onde descobrimos como aconteceu o relacionamento desde o início: conhecendo um homem, apaixonando-se por ele, envolvendo-se com ele, e então começa a apresentar pequenos sinais que, aos poucos, se tornam gigantescos - e a bomba estoura.
É descrito como ele conseguiu manipular os amigos, como sabe tudo sobre ela - desde contar a quilometragem do carro até a grampear o telefone - é tudo muito assustador. Inclusive, ainda sobre manipulação: é assustador perceber como é fácil para um homem carismático e bonito convencer as pessoas de que ele está certo.
Já no futuro, temos a protagonista se recuperando desse trauma e lidando com todos os impactos que causou na vida dela. Ela conhece um outro cara e temos a oportunidade de vê-la lidando com o próprio trauma para tentar ficar com ele, para tentar confiar no amor mais uma vez.
Elizabeth Haynes, a autora, trabalhava como consultora para o serviço de informações confidenciais da polícia, então eu já imaginava uma boa história, mas ela conseguiu me surpreender. Ela consegue abordar com tanta veracidade as nuances do relacionamento abusivo que é angustiante ler. Tudo o que acontece é cruelmente real e descrito maravilhosamente bem. A escrita dela é simples e fácil de ler, apesar de ser uma temática bastante pesada. Não indico para quem tem gatilhos com relação a esse tema.
A história foi muito bem desenvolvida, os personagens muito bem trabalhados e não ficaram pontos em aberto.
Se tu gosta desse tipo de leitura e tem um estômago forte, te atira nessa história porque tu vai se surpreender também!
0 comentários