Como Gramado-RS se tornou uma cidade turística?



Quem aí já teve a oportunidade de visitar a linda cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul? Se você ainda não conhece, está na hora de considerar uma viagem para esse lugar encantador. Mas afinal, como Gramado se tornou uma das cidades turísticas mais famosas do Brasil?
Bom, tudo começou lá atrás, ainda no século XIX, quando os primeiros colonizadores europeus chegaram à região em busca de terras férteis para cultivar. A influência dos imigrantes alemães e italianos é forte até hoje em Gramado, principalmente na sua arquitetura, gastronomia e costumes. Com a chegada do trem em 1919, que ligava outras cidades maiores, começou a receber os seus visitantes com mais frequência, que visitavam a cidade afim de fugir das cidades grandes para uma cidade tranquila e cheia de natureza.
Depois de se tornar independente em 15 de dezembro de 1954, a cidade se destacou na fabricação de chocolate, na indústria de móveis e no artesanato com vime. No entanto, foi por meio dos festivais que o município ganhou renome nacional e atraiu mais visitantes de outros estados: Festival das Hortênsias (1958), Festival de Cinema (1973), Festa da Colônia (1984), Natal Luz (1986) e Festival de Turismo (1989).
É claro que a possibilidade de ver neve dentro do Brasil também influenciou, apesar de outras cidades também serem famosas pelo clima no inverno (Como São Francisco de Paula, por exemplo). Apesar disso, eu mesma nunca tive a oportunidade de visitar a cidade em pleno inverno para ter a chance de presenciar a neve de Gramado.



Além disso, a cidade investiu pesado em infraestrutura turística, com hotéis de alto padrão, restaurantes renomados e uma agenda cultural intensa. O Natal Luz de Gramado, por exemplo, é um dos eventos mais famosos do país, atraindo milhares de pessoas todos os anos para ver as luzes, shows e decorações natalinas. Inclusive, Gramado usa a estratégia de prolongar datas comemorativas. O Natal Luz, por exemplo, dura 90 dias, e a Páscoa dura 30 dias.
Além disso, a região das Hortênsias, como é conhecida, oferece uma variedade de atrações para todos os gostos, desde passeios de trem até vinícolas famosas. E não podemos esquecer da hospitalidade do povo gaúcho, sempre disposto a receber os visitantes com um chimarrão quentinho e um sorriso no rosto, principalmente na Serra Gaúcha! Nunca me canso de elogiar o atendimento nos empreendimentos da serra.
Não posso deixar de mencionar a beleza natural de Gramado, com seus lagos, parques e jardins bem cuidados. A paisagem da cidade é de tirar o fôlego em qualquer época do ano, seja no inverno com suas temperaturas baixas e fondue quentinho, ou no verão com seus dias ensolarados e festivais gastronômicos.
Em resumo, Gramado se tornou uma cidade turística de renome não apenas por sua infraestrutura e eventos, mas também por sua história, cultura e, é claro, pela sua beleza única. A magia de Gramado é algo que precisa ser vivenciado para ser realmente compreendido.



0 comentários