8 Livros para ler até o Natal

    Além da enorme lista de filmes baseados em histórias de Natal, muitos livros famosos emocionam gerações com narrativas que despertam vários significados sobre as festas de fim de ano. Uma inesperada publicação natalina de Tolkien, por exemplo, nos aproxima da versão mais pessoal e familiar do autor e sua relação carinhosa com os filhos. Outras obras assumem o formato de contos, mais uma grande tradição em época de Natal capaz de interpretar e redefinir o que esse feriado representa.

    Confira alguns títulos:



Cartas do Papai Noel, J. R. R. Tolkien

    Sempre em dezembro, os filhos de Tolkien recebiam misteriosos envelopes com um selo do Polo Norte. As cartas pareciam ter sido escritas pelo próprio Papai Noel, com sua letra trêmula e um desenho colorido. As narrativas descreviam algumas experiências do Noel, como a vez em que o Urso Polar caiu no telhado de sua casa ou quando todas as renas se soltaram e espalharam presentes por todo lado. O autor de O Senhor dos Anéis manteve essa surpresa para os filhos por 23 anos — entre 1920 e 1943 — e reuniu todas as cartas neste livro, talvez um dos menos conhecidos de toda a sua carreira.


Como o Grinch Roubou o Natal, Dr. Seuss

    A adaptação cinematográfica com Jim Carrey nasceu a partir de uma das obras mais famosas do autor infantil Dr. Seuss. No livro, o temperamental e emburrado Grinch, que sempre odiou as celebrações natalinas, está disposto a acabar com as festas de fim de ano dos moradores de Quem-Lândia, mas seus planos parecem não dar muito certo.


Conto de Natal de Auggie Wren, Paul Auster


    Um escritor é contratado pelo jornal The New York Times para produzir um conto de Natal, mas seu maior desafio será descobrir como escrever algo que não seja sentimental ou melancólico demais. Ele decide ouvir o amigo que trabalha na tabacaria do bairro e prometeu lhe contar a história natalina mais interessante de todas.


Contos de Natal, Vários Autores


    O livro digital, disponível para download grátis em várias lojas virtuais, reúne dez narrativas curtas de autores brasileiros contemporâneos, cada um explorando à sua maneira o significado das comemorações natalinas.


Dia de Folga: Um Conto de Natal, John Boyne


    Do mesmo autor de O Menino do Pijama Listrado, este conto acompanha o dia de folga de um jovem soldado inglês e seus companheiros, que juntos relembram seus natais da infância enquanto passam a véspera do feriado em uma das trincheiras da Primeira Guerra Mundial.


Esquecer o Natal, John Grisham


    Nora e Luther Krunk decidem “fugir” do Natal e planejam um cruzeiro pelo Caribe durante as celebrações. Na véspera do feriado, eles descobrem que terão de improvisar uma festa em apenas um dia, já que sua filha acabou de chegar do Peru.


Férias de Natal, William Somerset Maugham


    Sem a presença dos familiares, Charley Mason visita Paris, pela primeira vez, durante o Natal. A viagem é presente do pai após Charley ter trocado suas pretensões artísticas pela promessa de substituí-lo no cargo da empresa da família. A partir desse enredo, o autor discute temas como arte, política e relacionamentos humanos.


Milagre na Rua 34, Valentine Davies


    Valentine conta a história de uma menina que foi criada para não acreditar em milagres, mas começa a questionar seu ponto de vista quando um senhor visita a cidade e alega ser o verdadeiro Papai Noel.

    E aí, você já leu algum desses? Comenta aqui! ♥

You Might Also Like

0 comentários