Resenha: Sem Você não é Verão, de Jenny Han

"Belly sempre passou as férias em Cousins Beach, mas, após tudo que aconteceu na última vez em que esteve lá, tudo mudou. Esse será o verão mais difícil de sua vida, o primeiro em que ela ficará em casa, sem a companhia de Susannah e sem as aventuras com os irmãos Fisher.
Taylor, sua melhor amiga, está cheia de planos: as duas irão se divertir em muitas festas e se bronzear à beira da piscina. Mas quando Jeremiah liga para Belly e conta que Conrad desapareceu sem deixar pistas, todos os caminhos levam Belly de volta à casa de praia."
Quando eu comentei, na resenha do primeiro livro da trilogia, que Belly tinha ficado mais madura depois dos acontecimentos... Bem, eu não poderia estar mais errada.
Ela ficou quase insuportável. Dramática, impulsiva, não deixa as pessoas terminarem o próprio raciocínio e já sai tirando conclusões precipitadas e sempre achando que ela é a mais prejudicada em tudo. Isso é um saco, porque não nos dá oportunidade de compreender o lado dos outros personagens, mas faz parte - a história é do ponto de vista dela.
(Alerta spoiler não relevante) Ela simplesmente encontrou um colar dentro da gaveta do ex-namorado e decidiu que com certeza esse colar era pra ela e que, na verdade, ele sentia sim um grande amor por ela. Então ela simplesmente colocou o colar em si mesma e saiu usando, sem contar para ninguém! Sinceramente? Doentio.
Ela simplesmente não sabe lidar com qualquer coisa que fuja do que ela planejou. Todas as atitudes imbecis e infantis que ela não teve no primeiro livro (pelo menos não o suficiente para me irritar), ela teve no segundo. Conseguiu ser insuportavelmente irritante, fugindo de qualquer conversa profunda, sincera e honesta com os outros personagens.
Ao mesmo tempo em que eu me irritava com a infantilidade de Belly, foi muito agradável conhecer mais da história de Susannah e dos garotos. Me senti mais próxima deles, como se os conhecesse melhor, e só consigo sentir mais carinho pela senhora Beck. Uma mulher incrível, de fato.
A narrativa continua gostosa, simples, direta... Você consegue dar umas boas risadas em cenas mais engraçadas e se emociona em cenas mais tristes.
(Alerta spoiler não relevante) Inclusive, a menina decidida do primeiro livro simplesmente evaporou, porque ela voltou ao triângulo amoroso como se não tivesse consciência, simplesmente fazendo tudo o que dá na telha e falando a primeira coisa que vinha à mente, sem pensar antes.
O segundo livro trata basicamente sobre os romances dela. Algumas intrigas, sim, mas nada muito elaborado. Alguns pontos finais foram estabelecidos (que espero que permaneçam no terceiro livro) e criados novos parágrafos, novas oportunidades para a história seguir.
Apesar da decepção com a Belly, estou ansiosa pela leitura do terceiro e último livro da trilogia Verão.
Clico aqui para ver as melhores ofertas da Trilogia Verão na Shopee
0 comentários