Como fazer a vacina da febre amarela para viajar e o comprovante CIVP


Como fazer gratuitamente a vacina da Febre Amarela

Recentemente decidi fazer uma viagem com uma amiga para o Peru, em maio.
Entre todos os relatos que li e vídeos que assisti, uma das dicas era realizar a vacina da Febre Amarela - não exigida mais pelo Peru porém exigida por outros países ao redor do Brasil - você pode ver a lista de países que ainda têm a vacina como obrigatória para entrada em seu território clicando aqui.

Mesmo não sendo obrigatória, optamos por realizar a vacina para evitar qualquer transtorno próximo da viagem. A ideia é sermos precavidas para nada dar errado em cima da hora!

A vacina pode ser realizada pelo SUS. Aqui onde moro, a vacina tem um dia específico em que é feita, e que ocorre ocasionalmente. Basta entrar em contato com o posto de saúde do seu bairro, informar-se sobre o dia em que é feita a vacina e ir até o posto realizá-la.

Como emitir o comprovante CIVP da Febre Amarela

No dia da vacina, você recebe um carimbo com a assinatura do enfermeiro em sua carteira de vacinação. Depois de feita, você precisa do Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) que comprove a realização da vacina. A validade do CIVP de febre amarela inicia-se 10 dias após a data de vacinação e se estende por toda a vida. Você só precisa tirá-lo apenas uma vez.

Geralmente, o certificado é emitido automaticamente após 10 dias, no entanto, se não aparecer em seu cadastro, você pode solicitá-lo enviando uma foto deste carimbo que comprova a realização da vacina. No nosso caso, ela não ficou disponível automaticamente, então tivemos que enviar a foto do carimbo e em poucos dias recebemos no e-mail que o documento estava disponível.

O documento fica atrelado ao seu ConecteSUS (aplicativo), mas levarei em formato impresso por precaução.

Mais informações e solicitação do CIVP: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia

You Might Also Like

0 comentários